Publicidade

Saudosismo – Será apego exagerado às coisas do passado?

Temos nos dicionários, a confirmação neste sentido, mas também, no sentido de termos saudades das coisas do passado de uma maneira salutar, que podem se referir à família, à infância ou outra fase da vida, sem que necessariamente seja de forma exagerada, pode ser sim, apenas uma saudade do tipo de vida que tínhamos há poucas décadas atrás. Muitos dos que já passaram dos 40 anos vivem este sentimento mais intensamente, e assim, quanto mais velho, mais ainda.

Podemos dizer que, o saudosismo, na maioria das vezes, está ligado à vida mais tranquila que se tinha em tempos passados. Tínhamos muito mais segurança, respeito uns pelos outros, as relações eram muito mais verdadeiras, pouco se falava em ética e moral, pois estes eram sentimentos praticamente intrínsecos de grande parte das pessoas, sentimentos estes que foram se tornando cada vez mais raros em nossa sociedade.

Sinto que hoje, ao ouvir e receber mensagens de amigos, parentes e de pessoas que converso no dia a dia, que o saudosismo para estas pessoas, inclusive para mim, está se tornando mais intenso ultimamente!

Isto é explicável, basta olharmos no que virou o mundo de hoje! São tragédias de todas as formas, não que antes não existissem tragédias, mas certamente, hoje, elas estão muito mais evidentes. Somado a isso, temos ainda, a lamentável perda dos valores éticos e morais de boa parte de nossa sociedade, acompanhada de uma grande perda de empatia e altruísmo para com o próximo. Se pensarmos como vivíamos num passado não tão distante, onde o respeito e os valores fundamentais para que uma sociedade se desenvolva de forma racional eram relevantes, onde tínhamos segurança para ir e vir, onde éramos mais felizes, mesmo com muito menos posses, enfim, são muitos os motivos para justificarmos tamanho saudosismo. O que é certo, é que muitas coisas podem ser resgatadas do passado sem que sejam classificadas por muitas pessoas como retrocesso. Certamente muitas coisas não teriam mais sentido hoje, mas, o resgate aqui sugerido, são aqueles em que seus valores são imprescindíveis para que se tenha uma vida mais tranquila e segura, que possibilite o verdadeiro desenvolvimento de uma sociedade!

Texto: Sérgio Filomeno.

Login

Esqueci minha senha