Publicidade

Dependência Tecnológica

O mundo está em constante evolução, novas tecnologias surgem com uma frequência incrível, especialmente na comunicação e transferência de dados. Isso têm nos levado para um caminho cada vez mais de dependência dessa nova realidade. Certamente elas nos trazem muitos benefícios e facilitação das muitas tarefas do mundo moderno, mas quando nos tornamos “escravos” desse sistema tecnológico, quando começamos a perder um pouco, ou até mesmo bastante, da noção da vida real, de seus valores, de sentimentos e percepções reais, a coisa começa a se tornar preocupante!

Ao longo dos anos, essas transformações em nossas vidas, têm feito com que perdêssemos muitos dos bons hábitos que sempre refletiram positivamente no bem estar físico e emocional do ser humano. No sentido físico, muitas pessoas perderam qualidade de vida por se tornarem muito mais sedentárias ao se ter quase tudo ao alcance de suas mãos, bastando resolver muitas tarefas em um simples “clicar”. Aliado a isso, pelas facilidades do mundo moderno, muitas pessoas se tornaram adeptas de uma alimentação desregrada, com muitos açúcares, gorduras, enfim, comidas extremamente processadas (industrializadas), que mais sedo ou mais tarde, poderão trazer sérios problemas à saúde, como a obesidade mórbida, por exemplo. No sentido emocional, como passamos a viver muito em um mundo virtual em detrimento de um mundo real, aconteceram muitas transformações na maneira de nos relacionarmos, de como nos expressarmos dentro dos diversos grupos sociais. Muitos, por se sentirem “protegidos” em um mundo virtual, destilam seu ódio com postagens absurdas, parecendo não terem noção e percepção do mundo real, um mundo onde as coisas são palpáveis, onde as pessoas se tocam, se olham nos olhos, passam seus sentimentos de maneira muito mais espontânea e verdadeira, não ficam escondidas, encaram a vida com seus desafios e suas possíveis frustrações de maneira racional. Esse mundo virtual exacerbado tem levado muitas pessoas ao isolamento e a possíveis paranóias que podem provocar sérios problemas de depressão, coisa que hoje se tornou banal dada a sua grande incidência, fato que há poucas décadas não acontecia com tanta intensidade.

Há uns bons anos não se tinha nem o tal do controle remoto, imagine o celular?! Isso fazia com que fôssemos muito mais ativos, mais criativos e mais abertos às relações interpessoais. Grande parte das brincadeiras envolvia muita atividade física, e com isso, não se ganhava apenas saúde física, mas também mental, pois havia interação constantemente com as outras pessoas.

Certamente éramos mais felizes, mais equilibrados e menos frustrados, pois vivíamos em mundo mais real e muito menos complicado, sob vários aspectos!
Para quem acha que esta é uma reflexão retrógada, paciência, o intuito aqui é de fazer com que pensemos sobre algumas coisas simples, mas muito importantes em nossas vidas que não deveriam desaparecer. Evidentemente, não estou aqui sugerindo o abandono da tecnologia, mas sim, resgatar muitos dos bons hábitos que se tinha em um passado não tão longínquo!

Login

Esqueci minha senha