Publicidade

Dependência Mútua

Você já parou para pensar que tudo, de uma forma ou de outra, que está a nossa volta - pessoas, coisas diversas, condições, relações…-, têm alguma ligação direta ou indireta em nossas vidas?! Portanto, muitas coisas passam despercebidas por nós no sentido de sua importância que, a princípio, parecem irrelevantes para o nosso dia a dia, mas tenha certeza que não são!

Como uma simples analogia para servir de exemplo para o que será exposto, podemos refletir sobre um básico café da manhã, ou seja, café com leite ou não, e um pão com manteiga ou margarina. Nossa primeira ideia é que para termos esse prazer basta apenas comprarmos tais produtos em um supermercado ou padaria, porém, se ampliarmos mais a nossa mente e refletirmos como este básico prazer é muito mais complexo do que muitos imaginam, ou seja, que dependemos de toda uma cadeia de produção que se dá desde os produtores primários - no cultivo de trigo, soja, café…- na pecuária, na produção de leite - passando pelos setores que elaboram e transformam estes produtos primários no produto final que consumimos, temos ainda a indústria de embalagem, transportadoras, órgãos fiscalizadores, os estabelecimentos que ofertam os produtos e todas as pessoas que as compõem. Enfim, é um processo longo e de muitas dependências mútuas até que possamos, de fato, comprá-los e, finalmente, tomarmos nosso café da manhã. E é claro, toda essa cadeia produtiva e geradora de serviços depende de nós consumidores para que tudo se sustente.

Na vida não é diferente, precisamos dar mais valor às coisas que, muitas vezes, parecem simples e fáceis de termos, de desfrutarmos, e que não damos o devido valor. Coisas não necessariamente palpáveis, como sentimentos dos mais diversos que, direta ou indiretamente, estão ligados a vida e sentimentos de outras pessoas, sejam elas próximas ou não.

Para refletirmos: Nosso bem estar, na sua grande maioria, depende de uma forma ou de outra, do bem estar do próximo, pois como diz o título - Dependência Mútua - serve para muitas situações e momentos na vida de cada um de nós!

Texto: Sérgio Filomeno

Login

Esqueci minha senha