De maneira sucinta, o ser humano, do ponto de vista filosófico, é caracterizado como um ser racional. Do ponto de vista sociológico, ele é um ser capaz de viver em sociedade por sua capacidade de se adaptar à mesma. Claro que o conceito de ser humano é muito mais complexo do que está sendo exposto, porém, já é o suficiente para fazermos a nossa reflexão.
Você é realmente racional e se adapta ao meio em que vive com facilidade?
Estamos passando por momentos difíceis, é claro, mas não podemos ser coniventes com a falta de racionalidade e sociabilidade crescente no meio em que vivemos. Cada vez mais aparecem situações extremadas entre aqueles que pensam de uma forma e aqueles que são contrários. Hoje só existe o certo e o errado, sem chance de serem questionados de maneira racional. Sem que percebêssemos fomos levados, de maneira consciente ou não, a essa condição de relacionamento social que não condiz com os preceitos de civilização e racionalidade.
Precisamos nos “tratar”, precisamos entender que o momento é intenso, e que precisamos uns dos outros para que tenhamos sucesso enquanto sociedade, enquanto indivíduo inserido nesta mesma!