Publicidade

Amigo de verdade ou amigo de ocasião?

Amigo, palavra que se origina do latim “amicus”, e que por sua vez traz em sua raiz o verbo “amo”, de amar. Isso nos leva a pensar , especialmente em relação ao seu real sentido, de como é forte essa palavra!

Amigo de verdade é aquele ou aquela que, de fato, se preocupa com o bem estar do outro. Que dá apoio. Que compartilha bons ou maus momentos de suas vidas. Que está pronto para ajudar sem esperar algo em troca. Mas também, criticar, com inteligência, o que está errado na vida do outro, se preciso for, procurando apresentar possíveis soluções para resolver determinados problemas ou situações, e que sendo resolvidas, o deixará feliz também.

Muitas vezes usamos a palavra amigo (a) por mera questão de sociabilidade, não por falsidade, mas por querer tornar o primeiro contato com alguém mais prazeroso.

Chegamos então aos "amigos" de ocasião. Aí é que muitas vezes “mora” o problema, pois são essas pessoas que costumam trazer decepções e frustrações quando se pensa em contar com seu apoio para algo. Num primeiro momento, pode não ser tão simples detectá-los, mas, como se diz, “o tempo é o dono da razão”, mais cedo ou mais tarde, acabam sendo identificados.

Para os verdadeiros amigos (as), vale cada minuto dispensado a eles, seja para os bons ou maus momentos, pois como já foi colocado, a felicidade deles gerará felicidade a você também!

Texto: Sérgio Filomeno.

Login

Esqueci minha senha