Publicidade

O caráter e sua formação

18
Foto: Pedro Eugênio

No mundo, especialmente nestes tempos modernos, vivemos diariamente situações que testam o caráter de cada ser humano. Devido às grandes modificações sofridas na cultura, na educação como um todo, enfim, nos preceitos morais peculiar ao caráter de cada indivíduo, colocam cada vez mais nossos posicionamentos, quer sejam eles teóricos ou práticos, sob constantes avaliações dos meios nos quais estamos inseridos. O caráter é algo muito particular de cada indivíduo, pois ele é o conjunto das qualidades, boas ou más que temos, determinando assim, que conduta e que concepção moral teremos diante de determinados fatos e situações.

Alguns sugerem que o caráter é inato a cada ser humano, outros, por sua vez, colocam que ele é adquirido ao longo da vida. De uma forma ou de outra, penso que o caráter é formado desde o nascimento de uma criança. Suas sensações e sentimentos vão maturando com o passar dos anos, até que este ser tenha acumulado tanto boas quanto más experiências suficientes para a definição de seu caráter.

Visto isso, pode-se concluir que, independentemente de sua condição social, seja pobre ou rico, em termos de posses, o que vai contar em muito na formação do caráter de um indivíduo é a forma e o meio em que este cresceu e se desenvolveu, ou seja, primeiramente, é de fundamental importância como este ser foi educado e amado por seus pais no decorrer de sua vida, isto é claro que, não é porque um indivíduo foi criado com uma base que não a familiar signifique que ele não venha a ter um bom caráter, até porque, dependendo da forma em que fora criado, com ou sem os seus pais, não podemos nos esquecer que isto é muito relativo, haja vista a infinidade de casos em que vemos e ouvimos em noticiários de pais, biológicos ou não, dando péssimos exemplos para os seus filhos e pior ainda, tratando-os desumanamente, criando um trauma na vida deste ser ainda indefeso e sem capacidade de discernimento para entender o porquê dos maus tratos. 

A formação do bom ou mau-caráter dependerá em muito da forma em que cada um aprender a ver o mundo a partir, primeiramente, de sua relação familiar, dos bons ou maus exemplos ali gerados, dando possibilidade mais tarde deste indivíduo confrontar tudo aquilo que aprendeu em casa com o mundo a ser apresentado e enfrentado lá fora por ele!  

Quando o verdadeiro e bom caráter está consolidado, nada e ninguém poderão modificar a sua essência, apenas aprimorá-lo!

Texto: Sérgio Filomeno.

Login

Esqueci minha senha