Publicidade

As escolas também são responsáveis pela educação de nossos filhos?

29
Foto: Carolina Moraes

Tendo a educação como um dos pontos mais importantes na preparação de uma criança para o seu desenvolvimento pessoal e social, observamos muitas vezes, conflitos entre pais, e ou responsáveis, com as escolas as quais seus filhos estudam. Surge então a tal polêmica: as escolas além de ensinar, têm também a responsabilidade de educar nossos filhos?

Alguns pais acham que as escolas têm também este papel, por outro lado, muitos acham que não, que o papel das escolas é de ensinamento, de ampliação intelectual de cada criança, e ainda, de condicionamento a regras e responsabilidades, de forma racional é claro, normais para o bom funcionamento das mesmas. Além disso, as escolas contribuem na socialização das crianças na vida em grupo, coisa que muitas vezes, infelizmente, acabam não acontecendo. Na maioria das escolas, seja particular ou pública, podemos perceber um grande esforço para efetivar o ensinamento e a socialização de seus alunos, porém em outras, devido a vários fatores, entre eles, a falta de estrutura adequada e a falta de capacitação de seus professores e dos demais integrantes das unidades escolares, não conseguem exercer e colocar em prática suas verdadeiras atribuições.

O papel dos pais, e ou responsáveis, é de extrema importância no desenvolvimento educacional e social de seus filhos. As crianças quando bem educadas e preparadas para o convívio social já dentro do grupo familiar, certamente não gerarão problemas, pelo menos significativos, dentro ou fora do ambiente escolar.

É de fundamental importância que os pais, e ou responsáveis, sejam participativos e parceiros das escolas, para que juntos, possam cada vez mais, obter melhores resultados na formação de seus filhos!

Login

Esqueci minha senha