HERCÍLIO PEDRO DA LUZ
https://www.bing.com/images
Hercílio Pedro da Luz ou simplesmente Hercílio Luz, nasceu na cidade de Nossa Senhora do Desterro, capital catarinense, em 29 de março de 1860, próximo ao jardim da Praça XV de Novembro. Foi o sexto filho de Jacinto José da Luz e de Joaquina Ananias Neves da Luz, filha do importante político chamado Joaquim Xavier Neves. Casou-se em 1885 com Etelvina Cesarina Ferreira da Luz, com quem teve quatorze filhos. Viúvo, casou em 1915 com Corália, irmã mais moça da esposa, teve mais cinco filhos.
Hercílio Luz iniciou seus estudos no Ateneu Provincial de Desterro (hoje Florianópolis), cursou Humanidades na Escola Polite?cnica no Rio de Janeiro, então capital do Império. Completou estudos na Bélgica, formando-se engenheiro civil.
Iniciou na vida pública em 1888 nomeado para trabalhar em obras da província de Santa Catarina . Após a Proclamação da República em 1889, seguiu como engenheiro do estado. Governou Santa Catarina por três legislatura: 1894 a 1898/ 1918 a 1922/1922 a 1924 Faleceu em Florianópolis aos 64 anos, em 20 de outubro de 1924. dois anos antes de terminar o mandato.
Desterro para Florianópolis
Hercílio Luz, de ideais conservadores, foi adversário político dos líderes liberais na Revolução Federalista ocorrida no início da República do Brasil. Sucedeu o governo de Antônio Moreira César, assumindo o governo catarinense em 1894. Seu primeiro ato foi alterar o nome da capital Desterro para Florianópolis, em homenagem ao Presidente Floriano Peixoto, o “Marechal de Ferro”, no período (1889 a 1894).
Visionário político, Hercílio Luz, idealizou e iniciou em 14 de de novembro de 1922 a ponte que faria a primeira ligação terrestre entre a Ilha e o Continente fronteiriço. Após a pandemia da gripe espanhola que atingiu 30% da população de Florianópolis no início do século XX, o então governador deu início a implantação da infraestrutura urbana da cidade. Priorizou a iluminação pública, saneamento e canalização do Rio da Bulha, na atual Avenida Hercílio Luz.
Em oito de outubro de 1924, já na terceira legislatura, Hercílio Luz muito doente, diagnosticado com câncer de estômago, recebeu de presente uma réplica da ponte que estava sendo construída. A miniatura em madeira era 50 vezes menor que a escala original e foi percorrida por Hercílio Luz doze dias antes de falecer. A passarela pênsil de 18 metros de comprimento localizava-se junto ao trapiche próximo da Praça XV de Novembro, Florianópolis. Dessa forma, inaugurou simbolicamente a majestosa Ponte que inicialmente seria chamada Ponte do Estreito, depois passou para Ponte da Independência. Por fim, inaugurada em 13 de maio de 1926 com o nome de “Ponte Hercílio Luz”, em homenagem póstuma ao ex-governador.
Réplica da ponte Hercílio Luz Foto: Acervo histórico
Réplica Ponte – foto: nsctotal.com.br/noticias
Hercílio Luz destacou-se principalmente como idealizador da maior Ponte pênsil, hoje considerada Cartão Postal e única desse modelo no mundo. A histórica “Ponte Hercílio Luz” foi inaugurada dia 13 de maio de 1926, dois anos após sua morte, numa quinta-feira chuvosa, sob a governança interina de Antônio Vicente Bulcão Vianna. A primeira ligação de acesso via terrestre entre o continente e a Ilha de Santa Catarina, substituiu o precário e desconfortável serviço feito por balsas no transporte de pessoas e mercadoriaras no sol e chuva.
Projeto original da Ponte Hercílio Luz
Foto: Antigo Verde Amarelo
Originalmente construída para sustentar uma pista de rolamento, uma via férrea inexistente, uma passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis. A travessia consolidou Florianópolis como o centro administrativo e político do estado, prosperou definitivamente a capital de Santa Catarina. Aberta inicialmente para o tráfego de carros, pedestres e, à época, para passagem de charretes, bondes, carroças e carros de bois. Somente uma década após, o ônibus tornou-se o transporte coletivo mais usado. Durante alguns anos de 1928 a 1935 o cidadão que ousava passar de um lado ao outro da cidade pagava o pedágio no valor de um tostão (cem réis), na cabeceira continental da ponte. Em 24 de abril de 1944, Florianópolis anexa parte do município de São José, nasce portanto, o bairro do Estreito incorporado à capital catarinense. Desde então, a ponte deixa de ser uma ligação entre cidades e passa a ser uma ligação interna de Florianópolis. A primeira ponte permaneceu até 1975 sendo a única ligação rodoviária entre a ilha e o continente.Nas décadas seguintes foram construidas as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, paralelas à primeira.
Cartão Postal da capital catarinense
Ponte Hercílio Luz restaurada - foto Tripadvisor.com.br-Paseo
O projeto da Ponte Hercílio Luz teve origem nos Estados Unidos da América e custou uma fortuna aos cofres catarinenses. Aproximadamente cinco milhões de dólares foram emprestados de bancos internacionais e totalmente quitados somente em 1978, mais de 50 anos após a inauguração. Em estilo Art Déco, a ponte possui 821 metros de comprimento, executados pelos engenheiros norte-americanos: Robinson & Steinman. Pesando aproximadamente cinco mil toneladas, a histórica Hercílio Luz é uma das maiores e a única ponte pênsil do mundo em que o vão central é sustentado por sistemas de barras de olhal, composta por 2 torres principais e 12 torres secundárias, o vão pênsil está a 30 metros acima do nível do mar. É a única que continua em pé, as outras duas, idênticas, construídas no EUA, não existem mais, uma desabou e a outra foi demolida, ambas com problemas estruturais.
Interdição -Tombamento - Restauração
Em 1982, devido às condições precárias a Ponte Hercílio Luz foi totalmente interditada pela primeira vez. Reaberta de 1988 até 1991, somente para tráfego leve, entretanto, definitivamente interditada após inspeções de segurança que detectaram graves problemas estruturais. Muitas polêmicas envolveram a reforma, mas graças ao tombamento realizado por Antônio Henrique Bulcão Viana, a ponte sobreviveu a demolição. É um dos mais importante Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico da Capital de Santa Catarina, (Decreto nº 673/92, de 4 de agosto de 1992), tombada a nível federal em 5 de agosto de 1998. O restauro lançado em edital de 2005 consumiu altas cifras financeiras, algo em torno de meio milhão de reais. Os engenheiros empregaram alta tecnologia, principalmente na troca das barras de olhal e cabos pendurais que sustentam a ponte. O chão originalmente de madeira, havia recebido asfalto em 1960, porém removido para diminuir a carga. Na atual reforma a faixa do vão central recebeu gradil metálico vasado para escoar água da chuva e facilitar a manutenção. As passarelas laterais utilizadas por pedestres e ciclistas são metálicas não vazadas.
Esse símbolo cultural e arquitetônico de Floripa, totalmente restaurado, renasceu esbanjando beleza e resgate histórico. Entregue à população às 10h do dia 30 de dezembro de 2019, vinte e oito anos após completa interdição.
Festa na Reinauguração em 30 -12-2019
A reabertura contou com desfile de 172 carros e motos antigos e a performance do pianista português Mário Moita. A cerimônia de inauguração da restauração foi abrilhantada pela banda da Polícia Militar e pelo Coral do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) Foi um presente aos catarinenses no final de 2019 contou com a presença do governador Carlos Moisés (PSL), políticos, autoridades e convidados. Cortejada por mais de um milhão de pessoas em apenas uma semana de visitação, a Ponte Hercílio Luz recebeu outro tanto de admiradores na semana seguinte. A festa da inauguração prosseguiu contemplada com atrações musicais, culturais e esportivas do Projeto Viva a Ponte, no Parque da Luz.
Foto:ndmais.com.br/noticias/estado-de-santa-catarina
Monumento - Hercílio Luz
Foto - Wikipedia.org
O Centenário do ex-governador Hercílio Luz foi homenageado com um monumento próximo ao Parque da Luz e o Museu da Ponte de onde se avista uma bela paisagem panorâmica do Centro de Florianópolis. No memorial consta a seguinte dedicatória “À Hercílio Luz no centenário do seu nascimento, homenagem do povo de Santa Catarina e do governador Heriberto Hu?lse / 1860 - 29 de maio - 1960”. Seu nome destaca-se em muitos lugares, além da Ponte Hercílio Luz, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, a Avenida Hercílio Luz, da capital, ruas, edifícios, etc.
As moradias restauradas
O palacete que abrigou a família do ex-governador Hercílio Pedro da Luz desenha um pouco da história das famílias tradicionais da capital no início do século vinte. A casa localizada à rua Raul Machado, no Centro de Florianópolis, foi tombada em 2002 e restaurada em 2019. Recebe visitações agendadas para os três pisos e também aluga em eventos.
Palacete onde morou Hercílio Luz e família
Foto: Mariana Boro. Fonte: ND Mais.
Museu Casa de campo e lazer do ex-governador Hercílio Luz
Fundação Catarinense de Cultura
A casa de descanso e lazer do ex-governador fica em Rancho Queimado, município de Taquaras/SC, a 70 km de Florianóplois. O conjunto arquitetônico característico da cultura alemã adquirido em 1911, foi tombado pelo decreto nº 25.800 em 1985. Hoje é atração turística, mantém exposições permanentes e temporárias entre outros eventos culturais. No setor Memorial Hercílio Luz, encontra-se mobília e louças pertencentes ao antigo morador
Ponte Hercílio Luz- foto commons.wikimedia.org
A Luz da Ponte
Luz que resplandece no oceano
E desabrocha amor no coração humano,
Luz da ponte, clarão incandescente que cintila a mente
Luz da saudade dos antepassados
Da Ilha, da história, do serestar
Luz guardada na memória de gerações vividas.
Da divina estrela, do sol, da lua, do mar
Da Ponte Hercílio Luz,
Plácida sob o céu azul
Convida o povo,
Vem me cortejar
Por Neusa Bernado Coelho