Alinhado com a tendência de crescimento da circulação de carros elétricos em Palhoça, o vereador Vitor Dias (Vitor da Saúde) apresentou a Indicação 1132/2025 na sessão da Câmara Municipal realizada no dia 24, em que projeta a necessidade de ampliação dos eletropostos de recarga de veículos elétricos e híbridos no município.
O mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos. Santa Catarina é um dos cinco estados do país com frota superior a 20 mil carros – mais de 23 mil veículos já foram emplacados em SC; 536 em Palhoça. Somente em 2025, já foram vendidos 2.054 automóveis elétricos ou híbridos no estado; 60 deles em Palhoça.
Atualmente, SC ocupa o posto de terceiro estado com maior número de pontos de recarga instalados no Brasil, com 1.112 unidades; 13 delas em Palhoça. Em novembro de 2024, Celesc e Governo do Estado projetaram a ampliação do “corredor elétrico catarinense”, que conta com 66 estações operadas pela Celesc em 35 cidades. A ideia é ampliar para 100 municípios, com um investimento de R$ 5,3 milhões para a instalação de novas unidades de recarga.
“A implantação dos eletropostos é um incentivo à inserção de veículos elétricos na frota brasileira, de forma simples e interativa, estimulando sua modernização, sustentabilidade na indústria e aumento da eficiência dos meios de transporte”, justifica o vereador.
Vitor da Saúde explica que a ideia é instalar os postos em locais com grande fluxo de pessoas, de fácil acesso aos condutores ou próximos às principais rodovias do estado (como a BR-101 e a BR-282, que cortam Palhoça).