O vereador João Batista de Souza Junior (Juninho da Farmácia), do PL, colocou seu nome à disposição para ser um dos candidatos do partido ao cargo de deputado federal nas eleições de 2026.
Em seu segundo mandato na Câmara Municipal e com a rica experiência de passar pelo posto de secretário de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, o vereador já adquiriu uma importante bagagem na vida pública, que permite traçar novos planos dentro da trajetória política.
Juninho avalia que “é importante para Palhoça ter um representante no Governo Federal” e projeta que irá trabalhar para estreitar os laços entre Palhoça e Brasília, alinhando assuntos de interesse do povo palhocense ao debate federal, promovendo mobilização política e buscando recursos para que o município siga firme em seu caminho de crescimento com desenvolvimento.
“Palhoça já passou dos 200 mil habitantes, está mais do que na hora de termos um representante que realmente conheça a nossa realidade em Brasília”, justifica o agora pré-candidato a deputado federal pelo PL.
Currículo
Marido da Ana Kálita Marcon e pai do Samuel Marcon de Souza, Juninho da Farmácia tem 35 anos e há 34 mora em Palhoça – nasceu em Florianópolis, mas veio morar em Palhoça com apenas um ano de idade.
Formado em Farmácia pela Faculdade Estácio, trabalha há 18 anos em farmácia junto do seu pai, que foi o inspirador, o professor e o maior exemplo do que é “ser farmacêutico”. “Nós não só vendemos medicamentos, e sim, somos, muitas vezes, o remédio para as pessoas, através da atenção, do diálogo e do amor”, diz Juninho.
Com uma atuação destacada junto à Igreja, Juninho da Farmácia se tornou uma liderança comunitária importante no bairro Jardim Eldorado e decidiu aceitar o desafio de ingressar na vida pública em 2020, quando disputou sua primeira eleição e já foi eleito vereador, com 755 votos. Em 2024, veio a reeleição, com expressivos 1.954 votos, consolidando o vereador como um dos principais expoentes do PL municipal.