O Fórum Parlamentar Catarinense esteve reunido nesta quarta-feira (12) com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e sua equipe técnica para discutir principalmente o túnel na BR-101 no Morro dos Cavalos.
Uma análise que está sendo realizada em paralelo é se a construção será incluída na otimização do contrato da Arteris Litoral Sul ou da CCR - responsável pelo trecho a partir do pedágio ao Sul de Palhoça. “É urgente a construção desses túneis ali no Morro dos Cavalos, visto que, em muitos momentos, ficamos bloqueados. Não só o povo que reside no Sul, mas todo o tráfego logístico da produção, de tudo que passa pela BR-101, que é o principal corredor logístico mundial”, destacou a deputada federal Geovânia de Sá, presente na reunião.
Outro ponto abordado na reunião foi o estrangulamento no trecho sul da BR-101, com o intuito de que essas adequações sejam realizadas em dias e horários com menos tráfego, evitando filas. "Por se tratar de uma temporada de verão, estamos enfrentando situações preocupantes, como filas nos pedágios e pista única", afirmou a deputada.
Geovania solicitou que a ANTT firme um contrato com a CCR para melhorar o fluxo na BR-101 e viabilizar a implementação do sistema free flow, um modelo de pedágio automático que proporcionará mais agilidade ao trânsito e reduzirá custos para os usuários da rodovia. "Estamos atentos às dificuldades enfrentadas por quem trafega diariamente pela BR-101 e seguimos cobrando soluções para aprimorar essa logística essencial para o estado e para todo o Brasil”, concluiu Geovania de Sá.