Em sessão legislativa relizada nesta semana na Câmara Municipal de Palhoça, o presidente da Casa, vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta) anunciou a criação de uma comissão especial para tratar da instalação de Terras Indígenas no município.
O pedido para a formação da comissão foi encaminhado por representantes do Conselho Comunitário da Enseada de Brito, do Instituto de Pesca e Abastecimento de Araçatuba e do Conselho Comunitário do Maciambu.
Durante a leitura do requerimento, Pitanta destacou que uma comissão semelhante já existiu na legislatura anterior e manifestou interesse em reativá-la com, pelo menos, sete membros. Em seguida, convidou os vereadores a se candidatarem para compor o grupo.
A comissão especial ficou formada pelos seguintes parlamentares: Pitanta, João Batista de Souza Junior (Juninho da Farmácia), Eder Cristiano Rodrigues (Edinho da Formiga), Joel Filipe Gaspar (Pakão), Alexandre Silveira de Sousa, Vitor Dias, Edemir Niehues (Neném) e Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão).
Após a formação da comissão, Pitanta ressaltou que a questão já está estabelecida em Palhoça, mas que os vereadores buscarão reverter a decisão. "Vocês sabem que já foi declarada Terra Indígena no município de Palhoça. Eu tive uma audiência com o procurador-geral do estado e ele estava agendando uma audiência com o ministro Alexandre de Moraes. Ele me garantiu que, com essa audiência, vamos conseguir reverter o que o presidente da República assinou", afirmou.