O vereador Eder Cristiano Rodrigues (Edinho da Formiga) propôs a criação de um crematório público municipal em Palhoça. A proposta consta no Projeto de Lei 0223/2025, que iniciou tramitação na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira (24).
O vereador propõe que o funcionamento do serviço poderá ser realizado por meio de convênios estabelecidos com parcerias patrocinadas, tanto na esfera pública quanto privada.
A estrutura do crematório municipal de Palhoça teria: administração, recepção, capela, sala mortuária, local de visitação do corpo, deposito de cinzas, deposito de gás, vestiários e refeitórios.
“É de grande relevância a necessidade da construção de um crematório público, pois todos os cemitérios do município estão lotados, e temos que considerar, acima de tudo, que é uma questão de saúde pública e ambiental com essa superlotação”, justifica o vereador, no documento protocolado na Câmara. “O projeto tem o objetivo de oferecer um serviço acessível a todos os moradores o serviço e de forma mais sustentável, não agredindo o meio ambiente. A ideia é ajudar as pessoas a lidarem com o luto de forma menos dolorosa”, conclui Edinho da Formiga.