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Santa Catarina amplia número de estudantes na Escola em Tempo Integral

Foto: Matrículas da modalidade saltam de 15,4% em 2022 para 16,5% em 2024

Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), indicam que o estado de Santa Catarina ampliou o acesso à educação integral tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental da rede pública desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Resultado de políticas como a Escola em Tempo Integral e de uma construção coletiva entre Governo Federal, estados e municípios, o percentual de matrículas em jornada ampliada em creches de Santa Catarina passou de 66,8% para 69,9% entre 2022 e 2024. Na pré-escola, os indicadores saltaram de 16% em 2022 para 18,1% em 2024.

Já nos anos iniciais do ensino fundamental, entre o 1º e 5º ano, o índice passou de 7% em 2002 para 9,2% em 2024. Para alunos dos anos finais, entre o 6º ao 9º ano, o salto no número de matrículas foi mais modesto: de 4,2% para 4,8% no mesmo período. 

No ensino médio, contudo, registrou-se uma redução no número de matrículas, que passaram de 12,2% em 2022 para 8,4% em 2024. Levando-se em conta todas as etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), Santa Catarina apontou um aumento de 15,4% em 2022 para 16,5% em 2024.

Em todo o país, entre 2022 e 2024, o percentual de dupla jornada nas creches passou de 56,8% para 59,7%. Na pré-escola, o avanço foi de 12,1% para 15,6% e, no ensino fundamental, de 14,4% em 2022 para 19,1% em 2024. O percentual do ensino médio saiu de 20,4% matrículas em 2022 para 24,2% em 2024. Considerando todas as etapas, o aumento foi de 18,2% em 2022 para 22,9% em 2024. 

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