Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética do estado, o Governo de Santa Catarina e as Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) inauguraram uma nova Usina Fotovoltaica (UFV) em abril. Com 1 megawatt (MW) de potência instalada e investimento de R$ 4,8 milhões, a UFV fica em Videira, no Meio-Oeste catarinense, integrando a estratégia de expansão do parque gerador da Celesc, que foca em fontes renováveis.
Construída pela Quantum Engenharia, a UFV Videira é do modelo de Geração Distribuída (GD) e o crédito de energia que vai gerar será destinado para compensação nas faturas de energia elétrica das escolas estaduais, promovendo uma economia de até 10%. De acordo com o Governo do Estado, o empreendimento foi financiado com recursos subsidiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), proporcionando que a Celesc amplie seu parque gerador com foco na geração de energia limpa.
Conforme destaca o diretor-presidente da Quantum Engenharia, Gilberto Vieira Filho, o investimento em energias renováveis é cada vez mais necessário e urgente. “Estamos vivendo uma verdadeira revolução em termos energéticos em todo o mundo com a geração de energia a partir do sol, que é uma fonte limpa e infinita, ambientalmente correta e que proporciona economia para toda a sociedade”, destaca. “Para a Quantum Engenharia, é uma imensa alegria estar novamente ao lado da Celesc na construção de um empreendimento tão importante, agora em Videira”, salienta o engenheiro. A Quantum Engenharia também construiu as UFV Lages II e FV Campos Novos para a Celesc.
O diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder, salientou no evento de inauguração que a iniciativa reforça a política da empresa em investir em projetos sustentáveis. “A UFV Videira representa mais um passo na diversificação da nossa matriz energética. Seguiremos investindo em fontes limpas para garantir um suprimento de energia mais eficiente e ambientalmente responsável”, afirmou. Já o governador Jorginho Mello salientou o compromisso de Santa Catarina com a inovação e a sustentabilidade: “Com projetos como este, avançamos na transição para uma matriz energética mais limpa e eficiente, garantindo benefícios diretos para nossa população e para o meio ambiente”.