A Prefeitura abriu edital para que familiares, interessados e responsáveis por jazigos em ruína, sem visitação e conservação nos Cemitério Municipal do Passa Vinte, Bom Jesus de Nazaré, e no Cemitério da Barra do Aririú, para que realizem a atualização cadastral e regularização dos túmulos, pois o Município necessita de espaço físico, que está escasso, para novos sepultamentos.
São consideradas abandonadas as sepulturas sem qualquer benfeitoria como edificação, identificação, numeração, manutenção, limpeza e conservação, reparação, reforma ou reconstrução necessários à segurança de pessoas, de bens e à salubridade do cemitério, e os que não possibilitem a verificação de qualquer tipo de inscrição que remetam aos responsáveis pelos mesmos. Além disso, alguns túmulos estão acumulando entulhos e servindo de abrigo para larvas do mosquito da Dengue.
Vale ressaltar que é dever do titular da concessão de uso do jazigo manter o cadastro atualizado junto à administração do cemitério bem como conservar o jazigo limpo e em perfeito estado de conservação, sem a presença de vasos ou recipientes que acumulem água parada.
Para a regulamentação, é necessário fazer agendamento.
Barra do Aririú: (48) 3047-5576 ou diretamente na sala de atendimento no Cemitério Municipal da Barra do Aririú, localizado na rua João Jorge da Silva, na Barra do Aririú, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Passa Vinte: (48) 3112-0861 ou diretamente na sala de atendimento no Cemitério “Senhor Bom Jesus de Nazaré”, localizado na Rua da Saudade, no Passa Vinte, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 18h.
Após o agendamento, é preciso apresentar documentos como cópia e original da Certidão de óbito, de documento que comprove parentesco com a pessoa sepultada, da taxa de aforamento e abertura de sepultura, além do preenchimento do Formulário de Regularização de Sepulturas constante no edital.