O Procon SC tem sido contatado por consumidores que relatam receber falsos e-mails em nome da Diretoria de Relações e Defesa do Consumidor. As mensagens contêm links maliciosos que podem infectar o aparelho digital do usuário com vírus e malwares e comprometer sua segurança digital.
As falsas mensagens em nome do Procon são enviadas como uma suposta “notificação de audiência de conciliação”. O texto ainda indica ao consumidor para consultar os detalhes do processo em um link duvidoso.
Veja 7 dicas para evitar golpes
1 – Toda comunicação do Procon SC terá o domínio oficial do órgão. Assim, os e-mails do Procon SC sempre terminarão em “@procon.sc.gov.br”
2 – Os e-mails e documentos enviados pelo Procon SC obedecem sua identidade visual: falta de logomarca, paleta de cores (verde, branco e vermelho) e de identificação do remetente podem ajudar a identificar de uma mensagem falsa
3 – Fique atento ao site do Procon SC: www.procon.sc.gov.br
4 – O Procon SC é uma diretoria, não uma fundação, como "informam" as mensagens enviadas
5 – Evite clicar em links suspeitos e oriundos de mensagens duvidosas
6 – Erros de ortografia são sinais de mensagens falsas
7 – O Procon SC não entra em contato com consumidores via WhatsApp
Caso receba uma mensagem falsa em nome do Procon SC, alerte por meio do Zap Denúncias: (48) 3665-9057.
Outras formas de acionar o Procon SC
Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores
Site do Procon SC: reclamações para pessoas que moram em cidades sem Procon municipal
Presencialmente, na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis
Agende online seu atendimento: https://www.procon.sc.gov.br/agendamento/