Consultada pelo Portal Palhoça, a Águas de Palhoça encaminhou explicações sobre a situação do tratamento de esgoto no Nova Palhoça. A situação foi debatida durante a sessão da Câmara Municipal realizada no dia 24, motivada pela Indicação 2798/2025, apresentada pelo vereador Marcos Roberto de Melo (Marquinhos do Pacheco).
No documento, Marquinhos do Pacheco solicita uma solução permanente para um vazamento de esgoto na Rua Ary Jorge Ribeiro de Sá. O vereador foi procurado por um morador que teria realizado diversos chamados solicitando o conserto do vazamento recorrente. “O esgoto está escorrendo para a rede pluvial, sendo direcionado ao rio, prejudicando o meio ambiente e colocando em risco a saúde dos moradores”, preocupa-se o vereador.
Na tribuna, Marquinhos do Pacheco informou que vazamento no local “não é novidade” e que uma equipe esteve no local realizando manutenção, com a ajuda de um caminhão. “Não adianta o caminhão ir lá hoje que não vai solucionar esse problema, até porque o problema está na bomba, a bomba não está fazendo o trabalho de impulsionar esse esgoto para a rede”, ponderou o vereador.
Marquinhos também mencionou a ação de vândalos, que danificam a estrutura do sistema para roubar equipamentos. O vereador Nirdo Artur Luz (Pitanta) reforçou a tese, informando que bombas teriam sido roubadas “há muito tempo” e o paliativo com caminhão de sucção não está resolvendo o problema. “Existe uma estação de tratamento de esgoto que não está funcionando naquele loteamento”, denunciou o vereador, que sugeriu acionar o Ministério Público para fazer com que a empresa terceirizada que ganhou a concessão de distribuição de água e saneamento resolva a situação de forma definitiva.
O que diz a empresa
Procurada pelo Portal Palhoça, a Águas de Palhoça informa que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Nova Palhoça encontra-se em plena operação. “Foram executadas melhorias operacionais na unidade, como a instalação de cestos no tratamento preliminar, substituição dos atuadores de válvulas e troca do compressor de ar. A concessionária Águas de Palhoça realizou também a manutenção dos aeradores, além da substituição da bomba de retorno de lodo e da bomba dosadora de hipoclorito de sódio, e ajustes no quadro de comando elétrico, visando a melhoria do controle e proteção dos equipamentos”, assegura a concessionária.
A Águas de Palhoça também informa que a ETE encontra-se em conformidade com os parâmetros estabelecidos na Resolução Consema 182/2021, atendendo aos limites exigidos para os parâmetros ambientais aplicáveis. “Também foram reativadas mais de oito elevatórias de esgoto no Loteamento Nova Palhoça desde dezembro, além de melhorias nas atividades de manutenção preventiva, que inclui limpeza semanal das estações elevatórias por meio de caminhões hidrovácuo”, revela a concessionária.
Próximos passos
Outros vereadores, como Jean Henrique Dias Carneiro (Jean Negão) e Edemir Niehues (Neném do Bertilo) entraram no debate para cobrar mais eficiência da concessionária.
O vereador Vitor Dias (Vitor da Saúde) sugeriu que representante da Águas de Palhoça seja convocado à Câmara para fazer uma apresentação do cronograma de execução tanto do abastecimento de água quanto da rede de esgoto. “Se puderem fazer a explanação do contrato que foi iniciado no município e os próximos fatos, até para a gente poder acompanhar de fato a execução do programa dentro do planejamento deles”, comentou o vereador Vitor.