Em celebração ao mês da mulher, a Caasc e a OAB/SC promovem a campanha Março Lilás, que vai oferecer exames para a detecção precoce de câncer de colo de útero, sem custo para advogadas catarinenses de todo o estado.
Para participar da campanha Março Lilás, a advocacia catarinense deverá, a partir de hoje até o dia 31 de março, realizar sua inscrição pelo aplicativo PopUp Caasc, selecionando o local de realização do evento de sua cidade e, posteriormente, deverá entrar em contato com a clínica para realizar o agendamento.
O presidente da Caasc, Pedro Miranda, ressaltou a importância da iniciativa. “Todos sabemos a importância de um diagnóstico precoce, no caso de um câncer. A descoberta da doença no estágio inicial salva vidas. Temos inúmeros relatos relacionados às campanhas da Caixa, nesse sentido. A saúde não pode esperar. Por isso, neste mês da mulher, estamos disponibilizando os exames gratuitos para as mulheres advogadas. Dessa forma, cumprimos o nosso compromisso, que é de cuidar da saúde da advocacia”.
O presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, destacou a importância da união entre a OAB/SC e a Caasc no lançamento do Março Lilás. "Este mês é um chamado à ação. A prevenção ao câncer de colo de útero é fundamental, e estamos juntos na luta pela saúde das mulheres, incentivando que todas se cuidem, se informem e realizem os exames necessários. A prevenção salva vidas e a Ordem está ao lado de todas as mulheres nessa jornada.".
Campanha nacional
O Março Lilás é uma campanha nacional e busca trabalhar a prevenção, já que a infecção do Papilomavírus Humano (HPV) é o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres. Serão disponibilizados os exames de câncer do colo do útero (Papanicolau). Não havendo disponibilidade em determinada cidade, o exame poderá ser realizado em outra unidade mais próxima. Se você possui DIU, informe a clínica no momento do agendamento.