A Organização Mundial de Saúde estima que 80% dos casos de cegueira são evitáveis com cuidados especiais. Para reforçar esses cuidados e conscientizar sobre a prevenção e o tratamento de doenças oculares que podem levar a cegueira, foi criada a campanha Abril Marrom.
A oftalmologista Regina Chalita, do Hospital dos Olhos, explica as principais causas da cegueira. “São relacionadas a algumas doenças sistêmicas, por exemplo, diabetes. Então retinopatia diabética é uma causa de cegueira que é irreversível. Glaucoma é outra causa também. E existem também algumas causas relacionadas à idade. A gente tem uma causa também de cegueira, mas que é reversível, ou seja, quando o paciente trata, faz a cirurgia melhora, que é a catarata”, ressalta.
Ela também destaca a importância do tratamento preventivo. “O que é fundamental? É a gente tratar preventivamente essas doenças. Então se o paciente tem glaucoma; o glaucoma geralmente é controlado com medicação, com colírio. O fato da gente ter um diagnóstico de glaucoma ou mesmo da retinopatia diabética não quer dizer que a gente vai ficar cego” define.
No Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas vivem com deficiência visual, de acordo com o IBGE. Entre os sinais que indicam problemas de visão estão dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz, dor ou pressão nos olhos e aumento de sensibilidade à luz. Consultas periódicas ao oftalmologista são fundamentais.