Santa Catarina vai realizar uma megaoperação de simulação de salvamentos em desastres naturais. Historicamente o estado sofre com desastres naturais principalmente cheias e deslizamentos de encostas que desabrigam muitas famílias em dezenas de cidades.
Para treinar a prevenção, no domingo (18), será realizada uma super operação em todo o estado, que vai mobilizar cerca de 240 mil pessoas.
A Defesa Civil Estadual pretende realizar um exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências entre 8h e 17h, serão feitas evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. A intenção é treinar, identificar situações, regionalizar e ampliar a capacidade de resposta a emergências.
As simulações de desastres naturais serão de diferentes formatos nas cidades. As ações serão executadas por agentes dos municípios enquanto a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil se concentrará na gestão de crise dos fenômenos.
Ações coordenadas
Nesta semana, a Defesa Civil do estado confirmou que dois tornados foram registrados em um único dia, em cidades diferentes, por exemplo. Com este mega exercício de simulação, a Defesa Civil catarinense vai ter subsídios para aprimorar itens como revisão de protocolos, testes de sistemas de comunicação, atualização de bases de dados, identificação em tempo real, eventuais lacunas operacionais.
As prefeituras podem se inscrever até esta sexta-feira (16). Essa megassimulação planejada pela Defesa Civil catarinense vai utilizar as estruturas dos grupos de ações coordenadas, ativados em cada município participante. Além das coordenadorias regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados.