Frequentadores do Shopping ViaCatarina passaram por um susto na noite de sábado (19), quando um princípio de incêndio foi registrado no depósito de uma loja no primeiro andar do complexo comercial.
Seguindo o protocolo interno de segurança para este tipo de situação, a brigada de incêndio do próprio shopping procedeu prontamente o combate ao fogo e já controlou as chamas antes mesmo da chegada da guarnição do Corpo de Bombeiros, que enviou quatro viaturas de Palhoça e São José para o atendimento à ocorrência.
A brigada interna utilizou mais de 5 extintores para combater o incêndio logo em seu princípio, e contou com a ajuda do Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) do shopping. Com a linha de ataque que ainda estava montada e conectada ao SHP, a equipe dos bombeiros finalizou o combate e realizou o rescaldo, extinguindo totalmente as chamas e resfriando o cômodo atingido.
Quando os bombeiros chegaram, o shopping já havia sido praticamente todo evacuado por parte da equipe de segurança do local, e equipes da corporação ajudaram a retirar algumas pessoas que ainda permaneciam no interior do complexo, já tomado por fumaça àquela altura.
Após uma última inspeção detalhada no depósito, realizada com câmera térmica, que permite a visualização de fontes de calor e possíveis focos de incêndio ainda remanescentes, as guarnições orientaram os responsáveis presentes (a gerente da loja, o responsável pela brigada e o superintendente do shopping), especialmente sobre a necessidade de exaustão da fumaça antes de liberar a circulação no local novamente.
Não houve vítimas, apenas danos materiais. O shopping foi reaberto ainda na noite de sábado e vem funcionando normalmente.
“Merece destaque a atuação fundamental da brigada de incêndio, que controlou o fogo logo em seu princípio e para tanto utilizou o SHP da edificação, o que demonstra a importância e a efetividade dos sistemas preventivos contra incêndio”, elogia o Corpo de Bombeiros.
A causa do incidente será apurada pelo serviço de investigação de incêndio do Corpo de Bombeiros, com laudo emitido em até 30 dias.