Na última terça-feira (22), o Cras Bela Vista realizou uma roda de conversa voltada a migrantes e refugiados residentes na região, com a participação de Bruna Kadletz, diretora da ONG Círculos de Hospitalidade. A iniciativa integra o projeto de intervenção da Equipe Técnica de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), composta pela assistente social Francisca Angélica Mendes e pela psicóloga Kemila Ponce de Sousa.
O objetivo da ação é fortalecer a integração social e econômica da população migrante por meio da oferta de suporte em questões legais, educação, empregabilidade e acesso aos direitos sociais. A ONG convidada atua com foco na proteção, integração e conscientização de pessoas em situação de refúgio ou migração forçada, promovendo práticas humanizadas e uma cultura de paz.
Para a gerente do Cras Bela Vista, Elizabete da Rosa Diniz Marés, a escuta ativa e o acolhimento às famílias migrantes têm se mostrado essenciais diante do crescimento dessa população nos bairros do território. “A atuação das equipes técnicas permite entender as dificuldades enfrentadas e orientar o acesso a direitos básicos, promovendo inclusão, autonomia e bem-estar no novo país”, destaca.