O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran-SC), projeto do Detran e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, teve suas inscrições prorrogadas até o dia 30 de abril. As inscrições podem ser realizadas por meio do site do Detran, na aba Educação, no link: www.detran.sc.gov.br/fetransc.
Criado pela PRF no Mato Grosso em 2004, o Fetran tem o objetivo de ensinar e sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da segurança no trânsito. O Festival utiliza o teatro como ferramenta educativa, para que os estudantes compreendam, de forma lúdica e reflexiva, o impacto de suas atitudes no trânsito. A iniciativa surgiu da necessidade de reduzir o número de acidentes e de formar futuros motoristas e pedestres mais conscientes e responsáveis.
Nesta primeira edição em Santa Catarina podem se inscrever escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares e escolas de educação especial dos 22 municípios da Grande Florianópolis. As categorias para inscrição das peças teatrais são: Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Especial. Serão limitadas a 120 peças divididas em quatro regiões - confira as regiões na lista abaixo!
Em 2026, a iniciativa será expandida para municípios de todo o estado.
O presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, afirma que o projeto será uma grande referência em educação de trânsito. “Por meio do Fetran, queremos motivar as crianças para que discutam o trânsito nas escolas. Convidamos as escolas a se inscreverem no Fetran inserindo o tema de forma divertida nas peças de teatro que vão concorrer entre si este ano na Grande Florianópolis. Em 2026, esperamos atingir todo o estado, para que escolas e municípios abracem essa causa. Estamos plantando uma semente que vai render bons frutos no futuro”, avalia.
Em Santa Catarina, primeiro estado da região Sul a realizar o Festival, a parceria também conta com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e da Secretaria de Estado da Educação, Undime – União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina, Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes) e o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe). Além disso, a Fundação de Cultura e o Detran de Mato Grosso do Sul, bem como do Mato Grosso, que já realizam o Fetran há mais de 15 anos, também estão ajudando a construir o Festival em Santa Catarina.
Regiões
R1 – Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Garopaba, Leoberto Leal, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio e Santo Amaro da Imperatriz
R2 – Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas
R3 – São José e São Pedro de Alcântara
R4 – Florianópolis