A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), realizou, na manhã desta terça-feira (29), operação policial para efetivar o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão. Os investigados são integrantes e lideranças de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas com atuação na região da Grande Florianópolis.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital, após parecer favorável da 39ª Promotoria de Justiça da Capital, e foram cumpridos na região da Grande Florianópolis e nas cidades de Tubarão e Chapecó. Além disso, 9 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais penais da Sejuri dentro do Sistema Prisional catarinense.
Durante as buscas, um homem de 28 anos foi preso em flagrante em Palhoça por tráfico de drogas. Com ele, foram apreendidas drogas (cocaína e maconha), balanças de precisão e dinheiro. Além da prisão em flagrante, foi dado cumprimento a dois mandados de prisão preventiva, totalizando três presos.
A operação, coordenada pelo delegado de Polícia Antonio Claudio Jóca, titular da Draco/Deic, ocorreu no contexto da 2ª Edição da Operação Renorcrim, uma iniciativa da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim).
Participaram da operação policiais civis de Santa Catarina da Deic, Core, NOC, Delegacias Regionais de Tubarão e Chapecó, além do apoio de policiais penais da Sejuri e do suporte da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência.