Publicidade

Participação feminina no universo do empreendedorismo volta a crescer

Foto: Pesquisa do Sebrae indica que a proporção de mulheres à frente de um negócio aumentou em 2024 e alcançou 46,8% entre os chamados empreendedores iniciais

A participação das mulheres no universo do empreendedorismo voltou a crescer no Brasil em 2024. Depois de sofrerem uma queda por quatro anos consecutivos (entre 2019 e 2023), quando a participação das donas de negócios no grupo dos chamados empreendedores iniciais caiu de 50% para 40,2%, as empreendedoras registraram um incremento de 6,6 pontos percentuais, alcançando 46,8% do total.

Segundo revela a pesquisa Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo, a presença das mulheres entre os empreendedores com até 3,5 anos de operação conseguiu uma expressiva recuperação após sofrer a pressão ocasionada principalmente pela crise causada pela pandemia de Covid-19.

Ainda de acordo com a pesquisa, a retomada na participação de mulheres no universo do empreendedorismo também foi percebida entre as empresas estabelecidas, que reúnem negócios que estão em operação há mais de 3,5 anos, onde a proporção de mulheres empreendedoras também cresceu, com destaque para aquelas na faixa de 45 a 54 anos de idade.

“Foi assim durante a pandemia e continua sendo até hoje. Apesar do avanço registrado no ano passado, o empreendedorismo feminino no Brasil ainda enfrenta enormes disparidades que exigem a implementação de políticas públicas que acelerem a abertura de novos espaços, reduzam os obstáculos e permitam uma competição mais equilibrada entre homens e mulheres”, acrescenta Margarete.

Segundo ela, o fato da faixa etária de empreendedoras estabelecidas com melhor desempenho em 2024 ser a de mulheres entre 45 e 54 anos pode ser um forte indicador da necessidade dessa mudança cultural. “Nessa faixa de idade, as mulheres já têm um nível de ocupação menor com filhos pequenos, o que permite que possam se dedicar mais aos seus próprios negócios”, argumenta a diretora.

Entre em nosso grupo do WhatsApp

Login

Esqueci minha senha