Após 12 anos de construção, o Contorno Viário da Grande Florianópolis será inaugurado na próxima sexta-feira (9), com a presença do presidente Lula. Mas a obra não será entregue totalmente finalizada, determinados pontos em Palhoça seguirão com obras.
O trecho que conecta os bairros Guarda do Cubatão e Pachecos, em Palhoça, permanecerá inacabado por mais alguns meses. Outros trechos, como o elevado e o trevo da Trombeta, também não estão concluídos.
Para o deputado Sérgio Guimarães, seria motivo de comemoração se a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil tivesse sido entregue no prazo. “Esperamos pelo Contorno Viário desde 1990, quando começou a ser discutido pelo governo federal e a comunidade. O prazo era 2012, não temos o que comemorar, mas sim lamentar.”
O Contorno Viário da Grande Florianópolis foi iniciado somente em 2014, após anos de discussões e atrasos. Um ponto em que encareceu e atrasou a obra foi uma decisão da Prefeitura de Palhoça em 2009 em permitir a construção de um condomínio no traçado da rodovia, o que exigiu a construção de mais pistas e um túnel, encarecendo a obra em cerca de R$ 1 bilhão, refletindo na tarifa dos pedágios.
A Grande Florianópolis, com 22 cidades, é um dos principais centros financeiros, industriais e turísticos de Santa Catarina. A região concentra 1,2 milhão de habitantes, cerca de 15% da população do estado. Além da capital, com 537 mil moradores, tem outras cidades populosas, como São José (270 mil) e Palhoça (222 mil).
O parlamentar acredita que até mesmo o turismo da região será impactado, afinal São Pedro De Alcântara, cidade com 5 mil habitantes e próxima do contorno, espera que a obra ajude os moradores a atingirem novas zonas de trabalho. Aposta ainda no aumento de turistas. Mais antiga colônia alemã do estado, a cidade tem roteiros de atrações históricas, culturais e naturais.
“Fico feliz em saber que alguns municípios terão maior visibilidade, fazendo a economia da região se desenvolver de forma sustentável.” Outro ponto importante com a entrega da obra é a expectativa de queda na violência do trânsito. Ao invés disso, a quarta cidade mais populosa do estado, São José, espera do governo federal a construção da alça de acesso no entroncamento com a SC-281, que vai ligar a BR-101 ao contorno.
Conforme a Arteris Litoral Sul, o valor total da obra foi de R$ 3,9 bilhões, ou seja, subiu, 875% no período. “O descaso com o dinheiro do contribuinte por parte daqueles que têm o dever de cuidar da sociedade se vê nos monstruosos valores desta obra. Não me peçam que eu comemore a entrega, se é que será, os túneis do Morro dos Cavalos.” Concluiu Guimarães.